domingo, 11 de julho de 2010

Início do Projeto "Aulas Hermanas"

Olá professores, o Brasil novamente foi convidado para participar do Aulas Hermanas - concurso desenvolvido pelo RELPE (Rede Latinoamericana de Portais Educacionais) que tem a finalidade de unir escolas de diferentes países para trabalharem de maneira colaborativa no desenvolvimento de um tema de investigação. Poderão participar alunos de 12 a 17 anos e o projeto será desenvolvido em espanhol ou portunhol.

Este ano será trabalhado o tema "viver juntos", abordando a questão da tolerância, da igualdade e da convivência no contexto de sociedades com diferentes tipos de diferenças. Por diferenças consideramos a diversidade de culturas, raças, etnias, habilidades, gêneros, entre outros. Nesta ocasião, o Aulas Hermanas acompanhará as crianças e os jovens em sua investigação sobre o "outro".
Este projeto segue as diretrizes do relatório de Jacques Delors para a Unesco, intitulado "A educação encerra um tesouro” que indica como um dos quatro pilares da educação o "aprender a viver juntos”.
A intenção é que os nossos alunos escolham um subtema dentro do tema definido e façam uma pesquisa teórica, histórica e / ou situações experimentais da escola ou fora dela para descrever os casos de discriminação. Como fechamento da investigação deverão chegar a uma conclusão. A investigação, resultados e conclusões da pesquisa deverão ser veiculados via site utilizando as ferramentas da Web 2.0.
As inscrições poderão ser feitas entre 2 a 13 de agosto .
Países Participantes: Costa Rica, Bolívia, Uruguai, Perú, Argentina, Colômbia, Paraguai, Cuba, Brasil e Guatemala.

Além deste blog, teremos também um fórum de comunicação dentro do site do Portal do Professor: portaldoprofessor.mec.gov.br
Aguardem novidades e mais informações.

2 comentários:

  1. Olá, Cláudia!
    Estamos divulgando o projeto na Rede Municipal de Ensino do Recife para contar com a participação de professores e estudantes recifenses na edição 2010 do Aulas Hermanas.
    Marisa

    ResponderExcluir
  2. Quem bom Marisa!
    Professores de outras cidades brasileiras, façam como os de Recife, participem do projeto.

    ResponderExcluir